Está prevista para 18 de julho, dia da abertura do 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau – realizado todos os anos em Ilhéus –, a inauguração da uma nova rota turística no sul do estado, a chamada Estrada do Chocolate. Um totem em forma de barra de chocolate, fincado na BA-262, marca o início da rodovia, que vai até o município de Uruçuca. Na primeira fase, 20 propriedades, na estrada principal e em vicinais, abrirão suas porteiras aos turistas. A ideia é que o circuito cresça e englobe até 50 fazendas.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o Sebrae está dando consultoria aos fazendeiros e capacitando pessoal, informa Marco Lessa, empresário, organizador do festival e principal articulador da rota turística. O governo do estado investiu R$ 400 mil até agora. Os recursos, segundo Lessa, foram aplicados na sinalização da estrada e na criação de um site e de um aplicativo. Agora, o objetivo é conquistar parceiros na iniciativa privada para melhorar o acesso a fazendas mais afastadas, onde o asfalto não chega.
Também falta levar sinal de celular à região. “Quero que o turista venha a Ilhéus, mas não fique apenas na praia todos os dias”, afirma Lessa. Segundo ele, a atividade turística pode ser uma alternativa para salvar a economia da cidade, que desmoronou na década de 1990, depois de as lavouras terem sido dizimadas pela praga conhecida como vassoura-de-bruxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário