Clima/tempo

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Prédio do Hospital Municipal Régis Pacheco passa por reforma


A Secretaria de Obras e Transportes implantou duas frentes de trabalho para executar as obras de reforma nas instalações do Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco. Os serviços estão sendo executados sem prejuízo do funcionamento das atividades nas áreas de atendimento, a exemplo de procedimentos cirúrgicos e internação de pacientes.

De acordo com o prefeito Almir Melo, desde que assumiu a Administração do Município, em janeiro de 2013, todas as unidades de saúde passam por constantes melhorias, tanto na parte física, como de equipamentos e profissional. “Introduzimos uma nova concepção de prestação de serviço que privilegia a população, oferecendo conforto nas instalações e condições dignas no atendimento”, revela o prefeito.

Informa o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, que os serviços de reforma estão beneficiando a área de recepção interna e atendimento de enfermagem. Também estão sendo contempladas as cinco enfermarias e implantadas uma sala de descanso do pessoal de enfermagem e sala de atendimento médico e prescrição.

Nesses locais estão sendo feitos os serviços de reparos nas redes elétrica e hidráulica, com consertos nas paredes por conta das infiltrações, mudanças nos sanitários e pintura. As obras obedecem a logística operacional de atendimento de modo que continuem sendo prestados o mesmos serviços. “Estamos executando os serviços em um lado do prédio, e assim que vamos aprontando, passamos para a outra ala”, ressalta Lucas Rodrigues.

Rede Cegonha - A maternidade do Hospital Dr. Régis Pacheco também passa por requalificação, com a finalidade de se adequar ao Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. O objetivo é humanizar os procedimentos anterior e posterior ao parto, criando um ambiente favorável à gestante enquanto espera o nascimento da criança por métodos naturais.

Atualmente estão sendo executadas as obras da área de convivência, com a sala de admissão e acolhimento das parturientes, que irão dispor de área exclusiva. “Assim que derem entrada, as parturientes serão encaminhadas à sala de acolhimento, em seguida, à sala admissão de parturientes e quarto de parto, depois encaminhada ao alojamento”, explica a secretária da Saúde, Roberta Barros.

Entre as atenções especiais voltadas para a gestante e recém-nascidos, segundo  Roberta, estarão disponíveis dois quartos no perfil PPP (espaço destinado ao pré-parto, parto e puerpério) que irão permitir a realização do procedimento com a assistência apropriada e a oferta de um ambiente mais aconchegante à gestante. Outro diferencial é o ambiente de solarium e deambulação (passeio e exercícios), conforme os procedimentos do pré e do pós-parto.

Completa, ainda, o projeto elaborado pelos técnicos do Ministério da Saúde, a construção de uma recepção, sala de triagem e observação, alojamento conjunto e posto de enfermagem. “Caso as condições de parto exijam outros tipos de procedimento, a área da Rede Cegonha está localizada próximo ao Centro Cirúrgico”, afirma a secretária.

As obras do hospital também contemplam um novo refeitório, cujo projeto foi encaminhado à Diretoria Regional da Saúde (Dires) para análise e posterior conclusão. As obras abrangem, também, uma sala de depósito de materiais, manilhamento nas redes de águas pluviais e de saneamento. Na segunda etapa das obras será beneficiada a ala onde funciona o pronto-socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário