Clima/tempo

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Canavieiras promove “Dia D” de vacinação contra Influenza


A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde, promove neste sábado (26), das 8 às 17 horas, o Dia D da Vacinação contra a Influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que vem se tornando um dos mais graves problemas da saúde pública no Brasil. A campanha será realizada no período de 22 de abril a 9 de maio de 2014, em todo o Brasil
Informa a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, que serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto). Também receberão a vacina os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Neste sábado – Dia Nacional de Mobilização –, em Canavieiras, a campanha de vacinação estará de plantão das 8 às 17 horas, nas unidades de Saúde da Família Himério Cavalcante (Tancredão), Talma Cajueiro, Sócrates Resende, Dr. Edmundo Lopes de Castro (João Fonfon) e Centro I, sendo que estes dois últimos estão funcionando na área anexa ao Hospital Régis Pacheco.
No interior – povoados e distritos –, a campanha de vacinação será realizada no período de 28 de abril a 19 de maio, com equipes volantes e fixas, em datas a ser agendas e divulgadas. As vacinações no interior também serão feitas junto com a equipe de atendimento à saúde das comunidades, promovidas pela Rede Básica de Saúde, três vezes por semana.
No distrito do Puxim, a campanha de vacinação será iniciada neste domingo (27), durante a Feira da Saúde do Programa Comunitário Pra ser Feliz, que está sendo promovida pela Faculdade da Bahia (FADBA) e a Organização Não-Governamental Associação Solidária Adventista (ASA). O evento é realizado com o apoio da Igreja Adventista do Puxim e da Prefeitura de Canavieiras.
Segundo a secretária Roberta Barros, além da vacinação contra Influenza, a Feira de Saúde contará, ainda, com atendimento na área da saúde, também serão promovidos atendimentos na área da assistência social. “A população do Puxim contará com um mutirão formado por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas”, informa Roberta Barros.
Dados alarmantes - A influenza é uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias, devido ao seu impacto na mortalidade, que aumenta substancialmente durante as epidemias sazonais e pelo risco de pandemias. A doença é causada por vírus que têm distribuição global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que, globalmente, a influenza cause 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Somado ao aumento da mortalidade, as epidemias anuais de influenza geram enorme demanda aos serviços de saúde, grande número de hospitalizações e altos gastos, existindo ainda o risco da emergência de novas cepas capazes de causar pandemias. A OMS, por meio do Programa Global de Influenza, monitora a atividade global da doença desde 1952, contando atualmente com 141 centros de referência em 111 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário