Clima/tempo

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Crianças são recebidas com brincadeiras nos postos de vacinação em Canavieiras



O “Dia D” da Campanha de Vacinação – neste sábado (26) – em Canavieiras foi planejado pela Secretaria Municipal da Saúde para receber as crianças com muitas brincadeiras e festas. A finalidade, segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, foi diminuir o clima de tensão das crianças, que geralmente ficam apreensivas com a picada da agulha no momento de receber a vacina.
Para manter o clima de alegria entre o público infantil, foi montado um cenário especial na sala de entrada e as crianças eram recebidas pelas enfermeiras, técnicas em enfermagem e atendentes estilizadas em personagens alegres e coloridas. Assim que entravam na Unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro, as crianças recebiam bolas de soprar e eram encaminhadas ao equipamento de pula-pula.
Essa estratégia, segundo a secretária Roberta Barros, se tornou bastante eficaz e diminuiu o medo das crianças em “receber a agulhada”, além de auxiliar na humanização do ambiente, geralmente circunspecto. “Com o sucesso da recepção às crianças, estaremos ampliando essa estratégia para os futuros eventos a ser promovidos pela nossa secretaria”, concluiu Roberta.
Em Canavieiras, a meta é vacinar 6.984 pessoas, público-alvo formado por adultos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Informa a coordenadora de imunização, Luana Oliveira de Matos, que durante a mobilização do “Dia D” foram vacinadas 1.196 pessoas, sendo 573 crianças, 515 idosos, 53 gestantes, 36 trabalhadores da saúde e 19 puérperas. A partir desta segunda-feira (28), a vacinação da sede do município está sendo realizada apenas na unidade de saúde Dr. Talma Cajueiro, na rua 13, centro da cidade.
As comunidades do interior – povoados, distritos e zona rural – também receberão as equipes volantes de vacinação no período de 28 de abril a 19 de maio. As datas de atuação das equipes nas comunidades serão informadas pelos agentes de saúde e através de comunicação via emissora de rádio, além de outros meios de divulgação disponíveis em cada região.
Ampliação da vigilância - Com a proposta de ampliar e fortalecer a vigilância de influenza no Brasil, o Ministério da Saúde propôs a ampliação da vigilância de influenza com modelo baseado em sítios sentinelas, tanto para Síndrome Gripal (SG), quanto para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse processo buscou qualificar o sistema de monitoramento com dados mais detalhados do perfil epidemiológico dos casos (SG e SRAG), permitindo melhor conhecer os vírus respiratórios e suas características de circulação, como sua sazonalidade, patogenicidade, entre outras características próprias da sua biologia.
Atualmente o Sistema de Vigilância Sentinela de Influenza está em fase de ampliação, mas já conta com a organização de 219 Unidades Sentinelas, sendo destas 124 unidades de SG; 78 unidades de SRAG e 17 tanto para SG, como para SRAG. Os sítios sentinelas para a vigilância da influenza estão distribuídos em todas as Unidades Federadas, os quais recebem incentivos financeiros e tem a missão de identificar, captar amostras e registrar casos de SG e SRAG, através da alimentação do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP_Gripe).


Nenhum comentário:

Postar um comentário