Metade da população brasileira ouve músicas e
assiste a vídeos pela internet. A informação foi divulgada hoje (5) pelo
Comitê Gestor da Internet (CGI) no Fórum da Internet no Brasil, que ocorre
nesta semana em Goiânia. Ela faz parte da pesquisa TIC Domicílios Cultura,
elaborada pelo CGI como detalhamento do estudo anual TIC Domicílios, lançado em julho
deste ano.
Entre os entrevistados, 29% baixam músicas, 26%
publicam textos, fotos ou vídeos de criação própria, 16% fazem download de
filmes e 10% baixam séries. Entre 2014 e 2017, o hábito de consumir em tempo
real áudio e vídeo (ou streaming, no termo em inglês) aumentou de
2014 até 2017: saiu de cerca de 58% para 71%. Já a prática de baixar obras
sonoras ou audiovisuais ficou menos popular, caindo de 51% para 42% no caso de
músicas e de 29% para 23% em relação a filmes.
“A ampliação do consumo é muito devido às plataformas
de streaming. Essa prática, que antes era mais predominante de
fazer download e ter arquivo próprio no seu
computador, agora as pessoas estão conseguindo mais acessar plataformas que
disponibilizam esses conteúdos online”, analisa a coordenadora da pesquisa TIC
Cultura, Luciana Lima.
Tipo
de conexão
O
tipo de conexão impacta esse acesso a conteúdos culturais. Enquanto o hábito de
ouvir músicas na internet é de 70% dos usuários com conexão em banda larga
fixa, entre aqueles que dependem de 3G e 4G o índice cai para 59%. No caso de
vídeos, a diferença entre as pessoas com conexões fíxas e móveis é de 72% e
57%. Entre aqueles que usam a internet para ler notícias, os percentuais são,
respectivamente, de 57% e 43%.
“Você tem uma questão de renda. Enquanto as classes
mais altas têm conexão tanto 3G quanto wi-fi [conexão sem
fio], a população de baixa renda depende exclusivamente do dispositivo móvel.
Isso tem impacto no consumo de conteúdos culturais, pois faz com que quem tem
conexões fixas de banda larga no seu domicílio consuma mais streaming do
que quem tem acessos só no celular”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(CETIC Br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet.
Frequência
e origem
Quanto à frequência, o tipo de conteúdo consumido
mais comumente é a música: 29% da população ouve todo dia, 16% pelo menos uma
vez por semana e 3% uma vez por mês. O restante não informou. A popularidade
do streaming de filmes é menor: 12% assistem todo dia, 15%
pelo menos uma vez por semana e 5% pelo menos uma vez por mês. Entre os fãs de
séries, os índices foram, respectivamente, de 11%, 10% e 3%.
Os serviços pagos ainda não têm grande preferência
entre a população. Do total, 10% pagam para ver filmes ou séries 5% são
clientes de streaming de música e 3% relataram compram filmes
para baixar e assistir em seus computadores ou telefones celulares.
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