Clima/tempo

terça-feira, 18 de março de 2014

Canavieiras recebe mais quatro médicos



A saúde de Canavieiras ganha mais um reforço no atendimento à população da sede e interior, com a chegada de dois novos médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A partir da próxima segunda-feira (17), esses profissionais atenderão à população do interior, no Programa de Saúde da Família (PSF).
Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, Canavieiras aderiu ao Provab em 2013 e agora está recebendo os médicos Afonso de Carvalho Nora e Mayane Magalhães Silveira Souza. “O regaste dos serviços de saúde era um compromisso assumido pelo prefeito Almir Melo e que está sendo cumprido com a restauração do sistema de saúde no município”, informa a secretária.
Assim que assumiu a direção do município, em janeiro de 2013, o prefeito Almir Melo adotou uma série de medidas para reabrir o Hospital Municipal Régis Pacheco e as unidades de saúde. Outra ação implantada na área da atenção básica foi o atendimento médico realizado no interior do município, facilitando, assim, o acesso da população aos serviços de saúde.
Entre as estratégias adotadas para expansão das ações de saúde, foi a inscrição de Canavieiras nos programas do Ministério da Saúde, em especial no Programa de Saúde da Família (PSF), que tinha na insuficiência de médicos um sério obstáculo. Além do Provab, a Secretaria da Saúde também se inscreveu no Programa Mais Médicos para o Brasil, e nesta segunda-feira (17) recebe mais dois médicos: Maria da Glória de Oliveira da Silva (brasileira) e Fernando Saavedra (cubano), possibilitando a abertura de novas Unidades de Saúde da Família.

O Provab foi criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, como uma estratégia para estimular a adesão de um contingente importante de médicos. Estes profissionais atuarão nos PSFs em localidades de maior vulnerabilidade (áreas de extrema pobreza), nas periferias das regiões metropolitanas, municípios do interior e áreas mais remotas com populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, permitindo a ampliação da cobertura populacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário