Clima/tempo

quarta-feira, 26 de março de 2014

Faeg-Sul promove sua primeira reunião de 2014 em Canavieiras



Discutir as políticas públicas da cultura do Litoral Sul foi um dos objetivos do 1º Encontro de 2014 do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Sul da Bahia, realizado em Canavieiras. Na reunião, que contou com a participação de diversos municípios, ficou evidenciada a necessidade de uma ampla mobilização para implantar o Sistema de Cultura nas diversas cidades que compõem o Território.
Presente ao Fórum, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ressaltou a abnegação dos agentes culturais, em frente às dificuldades de empreender a cultura, já que não existe uma política definida para esse segmento. O prefeito informou que Canavieiras é uma cidade cultural por excelência e que em suas gestões várias ações foram empreendidas para organizar o setor.
Lembrou, ainda, Almir Melo, que o Sistema Municipal de Cultura foi instituído com a sanção da Lei 999, de 11 de dezembro de 2013, com a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural em Canavieiras.
Para o presidente da Faeg-Sul, Letto Nicolau, é preciso formular uma mudança na cultura, estimulando o aparecimento de agentes, empreendedores e gestores na área cultural. Segundo ele, esse é um trabalho que a Faeg vem realizando, por ter o papel de mobilizador nas cidades do Território Litoral Sul, para realizar essas transformações.
Segundo o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, a posse dos membros do Conselho Municipal foi um novo marco na cultura de Canavieiras, que vem estimulando o desenvolvimento das várias formas de expressão cultural. Explica a representante da Secretaria da Cultura de Canavieiras na Faeg-Sul, Ely Carvalho, que o próximo passo é a implementação do Fundo Municipal da Cultura.
O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Santana, disse que é através da cultura que a sociedade poderá dizer não às drogas e à violência, criando uma sociedade mais justa. O pró-reitor ressaltou a importância da educação e da cultura na formação dos jovens e que não basta formatar bons projetos e sim atuar para mudar as políticas públicas.

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Denise Carvalho, o prefeito Almir Melo sempre foi um incentivador da cultura, procedimento que não é adotado por todos os gestores que administram o município. “Embora presenciamos a criação de diversos equipamentos culturais, como museu, biblioteca e arquivo municipal, eles são relegados ao abandono pelos gestores que sucederam ao prefeito Almir, cometendo crimes sem precedentes na história cultura de Canavieiras”, relatou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário