Clima/tempo

quinta-feira, 20 de março de 2014

Médicos recebem acolhida em Canavieiras



 A Secretaria Municipal da Saúde de Canavieiras realizou nesta quarta-feira (19), a acolhida aos quatro médicos que passam a integrar à rede de Atendimento à Saúde Básico de Saúde. Dois dos novos profissionais são oriundos do Programa Mais Saúde e dois do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), mantidos pelo Governo Federal.
Os dois profissionais do Programa Mais Médicos são Maria da Glória de Oliveira da Silva, brasileira, natural de Porto Seguro, indígena da etnia Pataxó Hã-hã-hãe, diplomada em Cuba; e Fernando Saavedra, cubano, com passagem pela Venezuela. Os dois profissionais do Provab são Afonso de Carvalho Nora, formado pela FTC-Salvador e Mayane Magalhães Silveira Souza, diplomada pela Uesc-Ilhéus.
Ao saudar os novos médicos, o prefeito Almir Melo disse se encontrar com o sentimento de missão quase que cumprida ao colocar a saúde de Canavieiras onde sempre deveria estar. O prefeito ressaltou o esforço empreendido para recuperar a prestação dos serviços de saúde à comunidade, que agora recebe esse reforço dos programas do Governo Federal.
De acordo com Almir Melo, a comunidade de Canavieiras passou 12 anos sofrendo com a ausência de médicos e dos serviços da saúde, que tinham de ser realizados em outros municípios. “Até mesmo pequenos procedimentos cirúrgicos e partos eram feito em Ilhéus e Itabuna, mas essa realidade mudou e agora os filhos de Canavieiras nascem aqui no Hospital Municipal Régis Pacheco”, ressaltou.
Representando a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, a coordenadora da Atenção Básica, Elma Valiense, deu as boas-vindas aos médicos e agradeceu ao prefeito pelo empenho em reorganizar a rede de atendimento. Segundo ela, hoje o setor está próximo de cobrir 100 % da população nas zonas urbana e rural.
Informou, ainda, Elma, que além do atendimento médico nas unidades de saúde, os procedimentos continuados às gestantes com pré-natal, e aos diabéticos, dentre outros já é uma realidade. A coordenadora disse que atualmente a Secretaria da Saúde de Canavieiras dispõe de um quadro de 28 médicos, atuando nas mais diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário