Clima/tempo

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Secretarias Itinerantes levam serviços ao povoado do Puxim


O povoado do Puxim recebeu, na última quarta-feira (24), das 8 às 14 horas, um mutirão com serviços gratuitos de assistência social, saúde e emissão de documentos, em uma iniciativa da Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde O objetivo é que o programa chegue a todos os povoados, quinzenalmente, permitindo que moradores de localidades mais afastadas tenham acesso aos  programas e projetos de ambas as pastas.
A secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, destacou a importância das ações itinerantes para a população. “Essas atividades proporcionam uma maior aproximação da população com os serviços ofertados pela Prefeitura. Hoje, nós conseguimos, além de levar as ações do CadÚnico, mostrar como funciona o trabalho no Cras e do Creas, que são instituições muito importante para ofertar serviços e ações de proteção básica às famílias em situação de vulnerabilidade social”, completou a secretária.
Moradores do povoado puderam atualizar o cadastro em programas socias importantes que estavam desativados, como o “Nossa Sopa”, que voltará a ser oferecido uma vez por semana na localidade. Houve ainda atendimento psicológico, triagem para o Bolsa Família, cadastro no Credibahia, cadastro dos esportes, e serviços de cabeleireiro. Na parte da recreação, um pula-pula foi instalado para as crianças. Em função do grande número de pessoas que fizeram cadastro nos esportes, ficou estabelecido que haverá aulas de jiu jitsu e futebol a cada 15 dias na localidade.
De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Barros, foi montada uma verdadeira estrutura de uma Unidade de Saúde. “O quadro de funcionários que compõe a Secretaria de Saúde foi mobilizado para prestar atendimento médico com dois clínicos gerais e um ginecologista, odontológico, realizou exames preventivos como câncer de mama, vacinação humana e antirrábica, aferição de pressão, além de ofertar testagem sorológica para gravidez, HIV, Sífilis e Hepatite. Também fomos à escola do povoado, onde as crianças receberam aulas de escovação e aplicação de flúor”, enfatizou Roberta.
O prefeito Almir Melo esteve presente acompanhando as ações, conversando com os moradores e mostrando que a ação municipal inclui melhorias tanto para a Zona Rural quanto para a Zona Urbana. “O conjunto de ações que desenvolvemos hoje faz parte da nossa política contínua de atenção aos Canavieirenses que estão sempre recebendo serviços básicos de saúde. Continuaremos lutando para levar grandes estruturas de saúde para perto de cada comunidade.”, relatou o prefeito.

A Secretaria de Obras e Transportes também participa do projeto Secretarias Itinerantes e contribuiu para a realização de patrolamento de ruas, roçagem de logradouros públicos e pequenos consertos. “Temos feitos várias intervenções do distrito de Puxim, a exemplo da ampliação do prédio escolar, construído para abrigar a escola de Educação Fundamental II”, conclui o secretário Almir Melo Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário