Clima/tempo

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vacinação Antirrábica continua em Canavieiras-Ba até que meta seja cumprida



A Secretaria Municipal da Saúde contabilizou até agora a imunização de 2.041 cães e 482 gatos, após a realização do Dia “D” da Vacinação Antirrábica, realizado no sábado (6). Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, a campanha continuará sendo intensificada na sede do município e no interior, com a finalidade de alcançar a meta de imunização prevista na campanha.
No Dia “D” a Secretaria da Saúde colocou diversas equipes de vacinação à disposição da população, em postos fixos e volantes, no sentido de atender a demanda em todas as áreas da cidade. As equipes funcionaram das 8 às 17 horas (sem interrupção), nos PSFs Talma Cajueiro, Sócrates Resende I e II, Tancredão e Escola Rotary Club, além de duas equipes volantes.
Informa secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que a vacinação dos animais – cães e gatos – deve ser feira a partir dos três meses de idade, independente do estado vacinal anterior. O objetivo da campanha de imunização é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.
Para facilitar a imunização dos animais, a secretária Roberta Barros avisa que os  proprietários de cães de grande porte ou bravos, tais como Rotweiller e Pit Bull, podem agendar a visita dos agentes de saúde (vacinadores) em suas residências. A meta é imunizar 5.837 animais, o que representa 80% dos cães e gatos do município, sendo 4.785 cães e 1052 gatos em toda zona rural e urbana.
De acordo com a secretária, várias equipes da Secretaria de Saúde foram mobilizadas para atender a demanda do Dia 'D' da campanha, a exemplo da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, agentes comunitários, agentes de edemias, e atenção básica. “É importante que se saiba que a vacinação é a única forma de evitar que o animal venha a desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem”, alertou.
Interior e zona rural – A Secretaria Municipal da Saúde também está realizando a vacinação antirrábica para os povoados e zona rural. A cada dia uma das equipes de vacinação se deslocará para uma região do município, com a finalidade de imunizar os animais daquela área. Para informar sobre a movimentação das equipes, a secretaria está utilizando vários meios de comunicação, a exemplo da internet, emissoras de rádio e agentes da saúde e vigilância sanitária.
Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. Uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e levará a pessoa à morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário