Clima/tempo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Canavieiras promove seminário de Educação Inclusiva

Teve início na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação, o Seminário de Educação Inclusiva: Rompendo Barreiras. O evento, promovido pela Prefeitura de Canavieiras, se estende até quarta-feira (26), com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos. A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito Almir Melo, da Secretária de Educação Emília Cristina, da diretora da Apae, Isa Ramalho, e da Coordenadora de Inclusão, Sarah Santana, além de uma apresentação de ginástica rítmica com a aluna Luana Souza, da Apae e a exibição de um vídeo de amostra do trabalho do Balé Plié, que faz um trabalho com crianças especiais no município.
Segundo Sarah Santana, responsável pela organização do evento, o seminário tem o objetivo de disseminar políticas públicas e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. “A ideia é consolidar ações que assegurem o direito das pessoais com necessidades educativas especiais a uma educação de qualidade, além de capacitar gestores e educadores para melhor construir o processo da Política Educacional Inclusiva no município”, explica.
Na abertura do evento, o prefeito Almir Melo lembrou que a educação inclusiva sempre foi uma preocupação em suas administrações e citou como exemplo a criação da Apae, há cerca de 18 anos. Segundo ele, atualmente o município é um dos principais parceiros da instituição, pois mantém a escola Raio do Sol, considerada um dos destaques da Rede Municipal de Educação.
O prefeito ainda ressaltou que outras escolas da Rede Municipal da Educação também estão sendo adaptadas para receber os alunos especiais. “Essas mudanças não se prendem aos aspectos das instalações físicas e seus equipamentos, mas também na parte pedagógica, com a capacitação de professores para enfrentarem esse novo desafio da educação. Nossos dedos são diferentes, mas tratamos todos como iguais, o mesmo tratamento temos que dispensar aos semelhantes especiais, que têm muito a nos ensinar”, ressaltou Almir Melo.
A palestra de abertura foi ministrada pela professora Jurema Lindote, doutoranda da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), cujo tema foi “A matemática e o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais”. A segunda palestra teve como tema “Políticas Públicas para Educação Inclusiva”, com a professora Lucília Lopes, mestranda da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), que ministrou, ainda, na parte da tarde, a Oficina “Língua Portuguesa/Libras – Uma gramática comparativa”. Logo após se seguiram as oficinas “A construção dos conceitos matemáticos para aluno com necessidades especiais”, com Jurema Lindote, e “Aprendendo braile”, com a professora especialista Jacira Fernandes Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário