Clima/tempo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Una/Ba participa do 3º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento do Brasil

Agente de Desenvolvimento Carlos Ampeu
Palestra no Auditório do Hotel
Carlos Ampeu 
Equipe do Sul da Bahia 
Carlos AMPEU e José Carlos (Zé Cacá) Analista técnico da cidadania litoral Sul 

A prefeita Diane Rusciolelli tem apoiado em muito a busca pelo desenvolvimento auto sustentável da cidade de Una através do agente de desenvolvimento






Carlos Antonio Oliveira (Ampeu), Agente de Desenvolvimento da cidade de Una/Ba, participou entre os dias 19 e 20 desse mês, no Hotel Sheraton Convention Center, em Recife/Pernambuco, do 3º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento do Brasil.
O evento foi uma realização do SEBRAE/Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios e reuniu cerca de mil agentes de desenvolvimento de todos os estados da federação, além de representantes da Confederação Nacional de Municípios, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e acadêmicos que trabalham pelo fomento ao empreendedorismo. No Encontro foram discutidas questões relativas ao desenvolvimento local, à ética na gestão pública e ao empreendedorismo no serviço público, além de diversos outros temas. A abertura do evento aconteceuquarta-feira (19) e contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, do presidente do Conselho do Sebrae em Pernambuco, Pio Guerra, e do secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Aguiar Souto. Em seguida, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, fez a palestra Cenários e Tendências para o Desenvolvimento Local.
A partir do tema Os Caminhos para o Desenvolvimento Local, o Enad teve o propósito de criar mais sinergia entre os agentes de desenvolvimento de todo o país, bem como fornecer subsídios para a promoção de estratégias de desenvolvimento econômico local e contribuir com o incremento da competitividade dos pequenos negócios. A programação do encontro envolveu ainda a apresentação de casos de sucesso em desenvolvimento local e perspectivas econômicas.


O Agente de Desenvolvimento
Figura criada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o agente de desenvolvimento local tem a função de articular ações públicas, locais ou comunitárias para cumprir as diretrizes previstas na Lei Geral e promover o desenvolvimento da economia nos municípios, a partir da formalização dos negócios de pequeno porte urbanos e rurais, que representam 99% das empresas brasileiras. Com o aumento no número de negócios regularizados, também é ampliada a arrecadação do município, o que possibilita mais investimentos para melhoria da infraestrutura local e da qualidade de vida das pessoas. O Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) têm incentivado a nomeação de servidores de carreira, para evitar que o cargo sofra rotatividade com as mudanças de gestão.
Segundo Carlos Ampeu, sua participação nesse evento, irá trazer uma maior possibilidade de atuação do seu setor, buscando uma ampliação de negócios e desenvolvimento das Associações em geral. Com essa capacitação, sua atividade passa a tomar um maior corpo profissional, com realizações galgadas no sucesso.

OS resultados possibilitaram o conhecimento para a abertura de novos cursos e palestras, a ampliação das parcerias com a iniciativa privada e institucional, a exemplo do Banco do Brasil e outros, Articulação com os atores comerciais, a capacitação das micro e pequenas empresas do município e a busca do desenvolvimento financeiro municipal através de sua função coorporativa.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário