Clima/tempo

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais é promovido em Canavieiras


Teve início na manhã dessa segunda-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, as aulas da 5ª edição do Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais, uma iniciativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Cultura. A abertura contou com uma apresentação de música dos alunos do projeto Musicalização e Canto Coral, do Ponto de Cultura da Uesc, e, em seguida, uma palestra sobre música e desenvolvimento humano, com a professora Ivana Isabel Souza.
O Arte e Educação – Musicalização e Canto Coral é um projeto de extensão em educação musical constituído por alunos, professores e funcionários da comunidade acadêmica, com pessoas de nove municípios das áreas próximas da Universidade e é a base formadora do Ponto de Cultura da Uesc, que promove eventos de cunho cultural em música, dança, teatro e canto coral para a comunidade na qual a Universidade está inserida. Na aula inaugural, foi apresentado o resultado das ações desenvolvidas pelo Ponto de Cultura da Uesc, no sentido de embasar e oferecer um diagnóstico da cultura na região.
O curso é realizado através do Programa Uesc Agir (Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), a Universidade Estadual de Santa Cruz/Pró-Reitoria de Extensão realiza no Território Litoral Sul, Cidade de Itacaré, o Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais. Para o professor Samuel Mattos, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), a expectativa é fortalecer através da capacitação desses agentes uma maior participação do território litoral sul nas políticas públicas culturais, editais e captação de recursos. “Canavieiras é o segundo município que recebe o nosso projeto, o primeiro foi Porto Seguro. Ter agentes culturais qualificados é sem dúvida nenhuma um passo muito importante para que a gente possa ter políticas públicas para a cultura no Brasil”, afirmou.

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o curso, sendo que 20 delas são destinadas ao município de Canavieiras. A carga horária é de 40 horas (cinco disciplinas de oito horas), abordando: Dimensões da Cultura – interfaces, diversidade e desenvolvimento; Políticas Públicas para a Cultura e Marketing Cultural; Economia da Cultura; Gestão da Cultura; Captação de Recursos para a Cultura; e Elaboração e Gestão Orçamentária de Projetos. O primeiro módulo ministrado foi Gestão Cultural. As aulas são apresentadas de forma expositivas e participativas, com o uso de recursos audiovisuais, prática de elaboração de projetos, análise de editais públicos, orientação pessoal aos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário