Clima/tempo

sábado, 8 de novembro de 2014

Curso para formação de gestores de cultura será realizado em Canavieiras



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Cultura, ministram a 5ª edição do Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais, entre 10 e 14 de novembro próximo. O evento será realizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura e as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (7), na própria secretaria.
O curso é realizado através do Programa Uesc Agir (Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), a Universidade Estadual de Santa Cruz/Pró-Reitoria de Extensão realiza no Território Litoral Sul, Cidade de Itacaré, o Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais. O objetivo é capacitar gestores e agentes culturais no Território Litoral Sul da Bahia, contribuindo assim para o fomento à produção cultural regional.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, as vagas são limitadas (apenas 40, sendo que 20 delas são destinadas ao município de Canavieiras). A carga horária é de 40 horas (cinco disciplinas de 08 horas), abordando: Dimensões da Cultura – interfaces, diversidade e desenvolvimento; Políticas Públicas para a Cultura e Marketing Cultural; Economia da Cultura; Gestão da Cultura; Captação de Recursos para a Cultura; e Elaboração e Gestão Orçamentária de Projetos.
Pela metodologia aplicada, as aulas serão ministradas de forma expositivas e participativas, com o uso de recursos audiovisuais, prática de elaboração de projetos, análise de editais públicos, orientação pessoal aos alunos. Público: Integrantes de pontos de cultura, artistas, empresários do setor cultural, gestores públicos da cultural, produtores culturais, secretários municipais, presidentes de fundações culturais, dirigentes de entidades culturais, outros.
Entre os resultados esperados com o curso estão o aumento da qualidade e quantidade de projetos culturais na região; aumento do volume de recursos captados para a cultura regional; aumento dos postos de trabalho e da renda no campo da cultura; aumento do número de projetos contemplados através dos editais da Secult e outras fontes financiadoras da cultura; maior interação cultural entre os municípios do Território Litoral Sul da Bahia e outras áreas de abrangência da Uesc; e a melhoria na qualidade das ações de gestão da cultura no Território.

Informa o Secretário Jorge Carvalho que o curso se destina apenas às pessoas que já desenvolvem trabalhos na área de gestão de cultura, mas estão sendo realizadas gestões para que novos cursos da área cultural possam acontecer em Canavieiras. Para a inscrição no curso são exigidos possuir o ensino médio completo e ter vínculo com a área de cultura do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário