Clima/tempo

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Participantes do Curso de Formação de Gestores Culturais recebem certificados em Canavieiras-Ba

Aconteceu na última sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, o encerramento do 5° Curso de Formação de Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia, promovido pela Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no período de 10 a 14 de novembro. A entrega dos 40 certificados contou com presença do idealizador do curso, o Pró-Reitor de extensão da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e apresentação musical da Filarmônica Lira do Comércio.
O Curso se caracteriza como projeto de ação extensionista, promovido pela Uesc, através do Programa Uesc Agir (Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc). O objetivo do curso é capacitar gestores e agentes culturais no Território Litoral Sul da Bahia, especialmente na elaboração de projetos culturais com vistas a obtenção de recursos através de Editais Públicos
Para o professor Samuel Mattos, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a expectativa é que, a partir dessa capacitação, haja uma maior participação do Território Litoral Sul nas políticas públicas culturais, editais e captação de recursos. “Em muitos editais abertos na esfera municipal, estadual e federal sobram vagas, devido a candidatos que não possuem domínio em elaborar um projeto cultural, o que acarreta no retorno das verbas públicas destinadas a esses editais aos cofres públicos.”, explicou o professor.
As aulas foram apresentadas de forma expositivas e participativas, com o uso de recursos audiovisuais, prática de elaboração de projetos, análise de editais público e orientação pessoal aos alunos. Participaram artistas, gestores públicos e dirigentes de entidades culturais de Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, e outras cidades da região. Com carga horária de 40 horas (cinco disciplinas de oito horas), os temas abordados foram: Dimensões da Cultura – interfaces, diversidade e desenvolvimento; Políticas Públicas para a Cultura e Marketing Cultural; Economia da Cultura; Gestão da Cultura; Captação de Recursos para a Cultura; e Elaboração e Gestão Orçamentária de Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário