Clima/tempo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Espetáculos musicais e iluminação marcam a abertura do Festival do Marlim em Canavieiras









As atrações Risco de Amar, Sinho Ferrary e Trivelada abriram, na noite desta quinta-feira (20) o Festival Nacional do Marlim, em Canavieiras, empolgando a grande plateia presente. O Festival do Marlim é uma promoção realizada pela Prefeitura de Canavieiras com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo e a Bahiatursa.
A festa, que antes era restrita aos praticantes da pesca esportiva do Marlim, foi ampliada – ganhando atrações musicais –, pela Prefeitura com a finalidade de promover a alegria e a animação de turistas e da população. A mudança, no entender do prefeito Almir Melo, foi positiva e os resultados obtidos já puderam ser vistos no primeiro do evento, com a participação de milhares de pessoas.
Nesta sexta-feira (21), as atrações se apresentam no palco do Sítio Histórico a partir da 20 horas. A primeira a animar a festa é a Banda Maria Bretheira, seguida da Banda Babado Novo e de Gero Lima e Banda. No sábado, sempre a partir das 20 horas, se apresentam ao público canavieirense as Bandas Mano 3, Trio da Huana e Morcegada.
Para a realização do Festival Nacional do Marlim, o prefeito Almir Melo autorizou a realização de diversas obras na área do Porto, no Sítio Histórico, com o objetivo de tornar o ambiente mais apropriado para receber os dois eventos: a atração e movimentação das embarcações no píer e a implantação de um palco junto à rampa do cais do porto.
As intervenções, segundo o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, têm a finalidade de consolidar o Sítio Histórico de Canavieiras como um equipamento para a realização de múltiplos eventos. “A cada dia Canavieiras é procurada por pessoas e empresas para sediar empreendimentos fixos e promoções turísticas e esportivas e o prefeito nos solicitou um projeto de adequação para receber essas atividades”, informa Júnior.
Uma das ações executadas pela Prefeitura no Sítio Histórico foi a iluminação cênica com motivos natalinos para as festividades de final de ano (Natal e Ano Novo). O novo visual do Sítio Histórico foi apresentado na noite de quinta-feira (21) e compôs o cenário de uma das mais bonitas áreas da cidade, onde estão instalados os principais estabelecimentos de gastronomia de Canavieiras.
Pesca do Marlim - Nas primeiras horas da manhã deste sábado (22), as lanchas deixam o cais do porto em direção a alto-mar para iniciar o “Campeonato Nacional de Pesca do Marlin”. A competição é disputada em duas etapas: no sábado (22) e no domingo (23), somando os pontos conseguidos pelas 12 equipes até agora inscritas em cada uma das etapas, de acordo com o material apresentado.
Além da pesca do Marlim, paralelamente, é realizado campeonato de peixes costeiros, onde são capturadas espécies das mais diversas. Uma diferença entre as competições é que, enquanto os peixes costeiros são trazidos à terra, os marlins de até 200 quilos são capturados e soltos em alto-mar. A conferência é feita através de vídeos e fotografias.

Canavieiras é a única cidade brasileira a figurar entre os 10 melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo, classificados pela publicação internacional Billfish Report, uma das mais conceituadas do setor. O litoral de Canavieiras – Royal Charlotte – é considerado o melhor ponto de pesca da Bahia. Para pescar neste banco, a principal base de saída é a cidade de Canavieiras. A grande vantagem é que, a apenas 10 milhas da costa, as embarcações já se encontram em profundidade suficiente para a pesca dos peixes de bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário