Clima/tempo

domingo, 16 de novembro de 2014

Delegado: "Bando monitora e aplica golpes no Facebook" e já está atuando no Sul da Bahia

O delegado do 12° Distrito Policial, Ademar Canabrava, fez um alerta para os internautas que utilizam o Facebook para não informar a própria localização. Segundo ele, já foram registrados de 8 a 10 casos de golpes praticados por bandidos que monitoram as redes sociais das vítimas.
"Os criminosos estão cada vez mais estudados e mudam muito de modalidade. Agora eles estão monitorando perfis de Facebook e quando a pessoa posta que vai viajar, eles montam o golpe. Geralmente invadem a conta da vítima e pegam todos os dados possíveis", explicou o delegado.
Canabrava acrescentou que o dispositivo que indica o exato endereço onde a pessoa, inclusive marcando no mapa, está ajudando os bandidos a planejarem o golpe, especialmente quando a vítima faz o "check in" dentro de casa. 
Drº Ademar Canabrava - 12º Distrito policial
"Quando você indica o endereço, qualquer um pode ligar para a operadora de telefonia e solicitar o número fixo. Isso facilita muito as coisaspara a criminalidade. Os bandidos ligam para esse número fixo, se passam pela vítima e pedem dinheiro, dizem que quebrou o carro durante a viagem e que estão precisando de ajuda. A pessoa deposita o dinheiro e só depois percebe que caiu em um golpe", alertou.
O delegado disse ainda que se trata de uma quadrilha interestadual e que a identificação dos suspeitos torna-se difícil porque esses criminosos abrem contas bancárias com CPF falso. "Quando identificamos uma conta, verificamos que é uma conta fantasma. Eles vivem fazendo isso, utilizando dados falsos para abrir contas bancárias", lamentou.

Segundo investigação da Rede Planeta de Comunicação, um desse bandidos vem supostamente espalhando sua página do facebook nas rede sociais do Sul da Bahia, principalmente em páginas de outros facebook, solicitando amizade e depois de aceita, começam a rakear todas as informações da página do usuário. Em seguida, eles passam a atormentar as  pessoas por telefone e passam a tentar denegrir a imagem dos mesmos, até a pedir dinheiro para prarem com a ação de defamação. Uma dessas páginas identificadas vem com nome de "Rosângela Torres" e uma foto postada de uma mulher bonita e loura. Mas na verdade, a foto é de uma atriz americana tirada da internet. Caso alguém tenha aceitado essa "Solicitação de Amizade" em nome dessa pessoa e queira investigar é só olhar em suas fotos pessoais se existem fotos delas com amigos e parentes. Verão que não existe. Na verdade, não se trata de mulher, mas sim de bandidos já presos que ficam extorquindo dinheiro de pessoas do bem, igualzinho aos golpes de mensagens via celulares que dizem que você ganhou milhões. Essa pessoa, em sua página, fala que é de Una/Ba. investigamos e em Una/Ba não existe e nunca existiu essa pessoa.  Cuidado e não acreditem em tudo! 

Essa é a foto que colocam nos face falsos pedindo amizade. Um grande golpe. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário