Cometendo crime de Responsabilidade Administrativa, e Descumprimento de Proibição contido na Lei 2561/07, e Lei 9.394/96, além do Código de Trânsito Brasileiro, a prefeita Fernanda Sá Teles da cidade de Wanderley (Oeste da Bahia), mesmo depois de muito prometer para se eleger a prefeita da cidade, continua mantendo o Transporte Escolar Municipal sendo atendido pelo conhecido, antigo e ultrapassado sistema de "Pau-de-Araras (caminhões de carrocerias com bancos de madeira, sem encosto e sem obedecer as seguranças determinadas por Lei), colocando a população estudantil do município a um grande risco de vida e e a uma verdadeira humilhação pública para os dias atuais.
Veja Vídeo:
várias localidades são atendidas com esse sistema, que não se justifica. Nos dias atuais, as Prefeituras recebem um valor determinado do governo federal para custear esse transporte, e existe inclusive, autorização para que as Prefeituras possa usar parte do dinheiro do FUNDEB, afim de gerir o Transporte escolar. Para tanto, a Prefeitura deve fazer uma licitação e contratar uma empresa competente gerir esse transporte, ou até mesmo, alugar ônibus especializados para a execução do serviço na forma da Lei.
A prefeitura ainda pode, de acordo com sua necessidade, solicitar através de apoio dos seus pares no legislativo, que o Estado e a União possa fornecer ônibus específicos para execução do transporte, o que não ocorre em Wanderley. Dizem que a prefeita não goza de prestígio junto ao Estado e a União para conseguir tais ônibus.
Veja Vídeo:
Esse tipo de transporte na cidade é antigo, mas a população, contando apenas com a força política da Vereadora Neurair (oposição), vem lutando muito para que esse tipo de transporte seja erradicado na cidade.

De acordo com as informações, não se sabe se o município tem esse contrato de Licitação. Dizem que existe o tal contrato, mas que a empresa ganhadora abandonou o serviço. Por então não contratou outra Prefeita? Se não existe a licitação, porque não fez? É o que perguntam a população.

Segundo informações de um dos pais. Ele, pessoalmente cobrou da Secretaria de educação esses ônibus. Como resposta, foi dito que o município tinha recebido o tal ônibus. Um só que não resolve o problema, e que a prefeita ainda não disponibilizou o veículo para o serviço hora adquirido, preferindo utilizar o tal veículo para outros fins.
A população pede socorro a imprensa. muitos órgãos de comunicação do Brasil estão sendo avisados e já se manifestam em apoio ao povo de Wanderley/Ba cobrando e denunciado esse descaso.
Chega de tanta humilhação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário